quarta-feira, 16 de março de 2011

Seja criativo..aqui vai umas dicas de criatividade..!! Confira>>


Seja criativo(a)!
Para ser uma pessoa criativa, você precisará viver de forma
criativa. Uma pessoa avessa a novas idéias, novos conceitos, jamais
terá uma idéia criativa.
Além disso, é necessário ver as coisas com olhos de criança, ou de
filósofo: como se cada coisa fosse diferente a cada dia. Dessa percepção
podem surgir ótimas idéias.
Quer um exemplo? Todo que olhava para garrafas plásticas de
refrigerante via apenas uma garrafa. Mas, de repente alguém olhou para
uma garrafa e viu uma flor. Outra olhou e viu um coelho de páscoa.
Hoje é comum usar garrafas de refrigerante usadas para fazer enfeites,
mas isso não teria acontecido se uma primeira pessoa não tivesse
olhado de maneira diferente para uma garrafa.
Outra maneira de ser criativo é fazer conexões. Pessoas criativas
fazem conexões inesperadas. Já citei o exemplo dos ônibus de Curitiba,
feitos à maneira de locomotivas.
Mas os exemplos são muitos. Os inventores do radar, por
exemplo, basearam-se no radar do morcego. Da constatação de que o
morcego usa o radar para se movimentar sem bater em obstáculos,
alguém teve a idéia: e se usássemos esse mesmo princípio para aviões?
Nós já sabemos que criatividade é a capacidade de resolver
problemas. Imagine, então, que você tem um problema.
Imagine, por exemplo, que você é um publicitário encarregado de
fazer uma propaganda de uma panificadora Y.
Comece associando a idéia de panificadora com outras idéias,
inclusive as mais absurdas.
Por exemplo: panificadora e vacas.
Aparentemente padarias e vacas não têm qualquer relação.
Pense, então, na expressão e se... . E se uma manada de vacas
entrasseo na padaria à procura de pães?
- Mas vacas não comem pão!
- Para ver como são gostosos os pães da panificadora Y!
Uma das propagandas mais famosas do Brasil foi claramente
criada com esse método.
Todo mundo conhece a propaganda da Bombril, com seu simpático
garoto-propaganda.
O primeira dessa série de anúncios aconteceu numa época de
eleições. O publicitário relacionou propaganda política com propaganda
da Bombril.
Ele se perguntou: E se eu fizesse uma propaganda mostrando o
Bombril como um político?
O resultado foi uma peça publicitária que mostrava um homem em
um palanque, dizendo:
- Amiga eleitora, chegou a hora de escolher quem sempre foi
eleito pela maioria... quem sempre colocou tudo em pratos limpos,
talheres limpos, panelas limpas... chegou a hora de escolher quem tem
um passado brilhante. Chegou a hora de eleger mais uma vez Bombril.
O anúncio fez tanto sucesso que a fórmula é usada até hoje.



Um outro exemplo.
Agora uma propaganda sobre óleo para motor. Relacione com algo
que aparentemente não tem nada a ver com carros. Um tigre, por
exemplo.
O que um tigre tem de semelhante a um carro? A velocidade.
O anúncio poderia mostrar um tigre correndo ao lado do carro e o
texto:
- Ponha um tigre no seu motor. Use óleo X...
Certa vez desafiei meus alunos a fazerem uma propaganda
relacionando postes com salsichas Sadia.
Um dos grupos teve uma idéia muito criativa: um homem estava
preso por longo período em um local no qual não se servia salsichas. Ao
ser liberto, a primeira coisa que ele vê é um poste e a fome faz com que
ele tenha uma alucinação em que o poste se transforma em uma
enorme salsicha, que abocanha com grande fome.
Pense nas palavras abaixo e tente fazer qualquer coisa (uma
invenção, uma propaganda) relacionando os dois conceitos.
Albatroz – computadores.
Livros – papagaios
Creme dental – caranguejos
Aparelho de som – disquete
Formiga – tinta
Bananeira – chapéu
Labirinto – cortador de unha
A seguir, imagine uma nova função para as seguintes coisas:
Espremedor de laranjas
Cano para água
Telefone
Tampinhas de garrafa
Balde

****************************

By :
Gian Danton , jornalista.

Um comentário:

  1. Essa técnica funciona que é uma beleza..não é blá blá blá naaaooo!!!

    ResponderExcluir

O que você tem a dizer?

New

New